"Esse blog foi criado devido a intolerância da equipe do FACEBOOK segundo eles as imagens eram de "conotação e incentivo sexual" e críticas homofóbicas de alguns perfis do mesmo, como falo de amor e não de sacanagem me reservo o direito de não me calar."



terça-feira, 20 de março de 2012




HOMENS QUE AMAM DEMAIS
(Um texto de Guto Angélico)


Eu sempre fui muito intenso em todas as minhas emoções, muitos consideram um defeito gigantesco nunca ter meio termos, outros tantos que sentem o mesmo que eu nos consideram apenas humanos, de emoções exageradas mas humanos, poderíamos até fundar um partido “aqueles que amam demais”. Certo dia me enviaram uma frase que me fez questionar e argumentar sobre ela, para mim não fazia sentido era falsa e nunca se adequaria a minha realidade mas, isso falaremos ao longo do texto. Por indicação de um amigo assisti ao filme Les Chansons d'Amour.


Será possível seu amor ser tão grande que nada o faça ser preenchido totalmente? Se morre de amor? Desde crianças aprendemos que o amor é algo reciproco e recebemos tudo em troca mas e se o que recebemos em troca não nos satisfaz? Não que o outro não nos ame mas é a intensidade com que sentimos é maior e é quase impossível, alguém chegar a esse nível igualitário. Loucos, obsessivos, são alguns dos termos usados para se referir aos que amam demais. Segundo o livro de Robin Norwood essas pessoas são atraídas por parceiros distantes, perturbados ou temperamentais e ignoram os “bons rapazes” que consideram aborrecidos.

Saindo da área patológica vamos falar de pessoas que convivem conosco. Quem ama demais sente necessidade de simbolismo, pequenas coisas podem desencadear uma grande crise, por mais que ali do seu lado esteja quem você ame, o simples fato de ele não pegar na sua ou não te dar “bom dia” é motivo para uma grande crise. “O que aconteceu?”, “Porque será que mudou comigo “. O medo de ser trocado, é menor que a dor de achar que o amor está se esgotando, se desgastando. E não se pode negar que isso de certo modo, por mais que seja imperceptível, isso nos mata aos poucos. Como disse Chico Buarque "Prometo te querer; Até o amor cair; Doente" e realmente aos poucos vamos perdendo pedaço, nos ferindo. A cada bom dia não dado, a cada sorriso negado, a cada frase mal interpretada. Nós tornamos mentalmente donos do outro e não somos. Somos donos de nós mesmos e isso já é uma tarefa muito difícil de se lidar. Por mais que você cuide, se dedique, dê sua própria vida mas, não temos o domínio de ninguém. E quando percebemos que não temos o controle, ficamos obsessivos, investigadores, damos crise por tudo e pensamos em planos mirabolantes para testar o amor do outro. E se por um acaso perceber que esse amor acabou, você não o deixará, você ama tanto que lutará e acha que você amar pelos dois resolverá. 

Mas se pararmos para pensar pelo outro lado disso, uma pessoa só agüentaria todas as suas loucuras e crises, se houvesse um mínimo de amor. Pena, compaixão ou raiva não a segurariam tanto tempo ao lado de quem ama demais. Só que tudo cansa e nada em excesso é bom sempre sobra e se não tentarmos mudar, deixar o orgulho de lado e ponderar nossos erros, quando abrirmos os olhos ele se foi. E não poderemos culpa-lo por tentar reatar uma relação já espatifada.

É difícil você mudar algo que está impregnado em você, que faz parte da sua personalidade mas, você se conhece e sabe que o amor te move e sem ele você não sobrevive.

Regras e conceitos foram feitos para serem quebrados, não é porque uns chamam seu problema de patologia e nasceu contigo que você não possa mudar. Vamos nos moldando conforme temos experiências. Feche os olhos e veja como você lidava com suas emoções há 5 anos. Evolui e muito não é? Então você pode mudar! A vida é feita de mudanças, é isso que nos dá sentido saber que podemos nos renovar a cada primavera. Quando você tiver no ápice de uma crise, fuja, tente melhorar e não faça loucuras por mais que seu excesso de amor justifique. Eu sei que você sente uma vontade gigantesca de voar no pescoço daquele cara que está ficando com ele, que é amigo do melhor amigo. E lógico que você pensa que todos os amigos dele apoiarão esse casal, já que todos querem vê-lo longe do louco/obsessivo que você é. Seja forte, você consegue! Se você consegue suportar tanto amor nesse coraçãozinho tão massacrado e costurado, existe uma força muito grande em você.

O sábio, Nando Reis retratou isso claramente numa canção:
“Outra vez, eu tive que fugir
Eu tive que correr, pra não me entregar
As loucuras que me levam até você
Me fazem esquecer, que eu não posso chorar...


Mas talvez, você não entenda
Essa coisa de fazer o mundo acreditar
Que meu amor, não será passageiro
Te amarei de janeiro a janeiro
Até o mundo acabar. “ 

E esse amor te sustenta, essa amor te derruba, esse amor te faz bem, esse amor te faz mal, te confunde, te faz rir, te faz chorar e te faz viver. Com excessos ou não este amor é você. Traga-o para si, para sua vida e lembre nada é mais importante do que sua felicidade. Sei que é dificil não pensar no outro mas, vamos conseguir juntos porque também faço parte dos Homens que amam demais. 

E lembram da frase do filme? Era “Me ame menos mas me ame mais” . Acho que agora sei e vocês também sabem como interpretá-la.


By Guto Angélico

2 comentários:

  1. Senti uma profundidade envolto numa sutileza que me fizeram crer que: AMAR É SER DO SEU JEITO.

    ResponderExcluir

Deixe seu Comentário: